O passeio ciclístico aconteceu em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro.
Nem a chuva afastou os ciclistas. (Foto: Divulgação)
Mesmo a chuva não afastou dezenas de ciclistas que decidiram apoiar o Petrópolis Bike Day, neste fim de semana. O evento comemora o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro) e é um incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. O passeio foi uma forma de chamar a atenção da população e do Poder Público.
O uso da bicicleta como transporte não ajuda a melhor somente o trânsito das cidades. Implica diretamente também na melhora da saúde física e mental, já que a redução de veículos motorizados nas ruas e, consequentemente, redução dos engarrafamentos causa menos stress e poluição do meio ambiente.
No roteiro desta edição do passeio ciclístico, o centro histórico. O ponto de partida e concentração foi a Cervejaria Bohemia, umas das apoiadoras do evento. A saída foi às 10h, e os participantes contaram com o apoio ainda da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans, na organização do trânsito.
Percurso do passeio e o projeto de Ciclorrota
Os ciclistas que participaram do passeio do Petrópolis Bike Day também tiveram a chance de conhecer parte da Ciclorrota do Centro Histórico, prevista para ser implementada ainda este ano e com projeto técnico apresentado ao público durante o evento. Projeto desenvolvido pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e que contou com o apoio e participação da Associação dos Ciclistas de Petrópolis - Acipe em sua elaboração.
A Ciclorrota do Centro Histórico é o início de um plano necessário de malha cicloviária ampla, interligada e bem planejada, permitindo melhor mobilidade pelos ciclistas em toda a cidade de Petrópolis - do Centro aos distritos. Por definição, de acordo com o Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana, ciclorrotas são vias que não possuem infraestrutura dedicada para bicicleta, mas devem ter sinalização horizontal para advertir os demais usuários da via sobre o compartilhamento do espaço entre veículos motorizados e bicicletas.
"Objetivo das Ciclorrotas é garantir o direito de circulação às bicicletas, pois predominará o compartilhamento de ciclistas/motoristas no mesmo espaço, respeitando-se as prioridades do trânsito", destaca a presidente da Acipe, Isabella Guedes.
Ciclorrota no cruzamento das ruas Muniz Barreto e Marquês de Olinda, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. O modelo da capital é inspiração para a ciclorrota que será implementada em Petrópolis. (Fonte da imagem: Google)
As ciclorrotas possuem um papel educativo importante ao apresentar para a população a possibilidade de compartilhamento das ruas pelos diferentes meios de transporte, respeitando as prioridades previstas no Código de Trânsito Brasileiro - CTB.