O passeio percorreu as principais ruas do centro histórico e teve apoio da Guarda Municipal e CPTrans.
No dia 30 de agosto, sexta-feira, a Associação dos Ciclistas de Petrópolis - Acipe promoveu o "Pedal de Conscientização" pelo centro histórico de Petrópolis com o objetivo de chamar a atenção para o número crescente de ciclistas na cidade, as dificuldades de quem utiliza a bicicleta como ferramenta de lazer e transporte e ainda a necessidade de melhorias na sinalização e infraestrutura viária.
A concentração dos ciclistas ocorreu às 19h, na Praça Visconde de Mauá (a "Praça da Águia"), em frente à Câmara Municipal. Com percurso leve e passando pelos principais pontos turísticos da cidade, mais de 130 ciclistas com diversos perfis e idades participaram do passeio. O Pedal de Conscientização contou com o apoio da CPTrans e da Guarda Municipal para organizar o trânsito e conferir mais segurança aos ciclistas.
Esta iniciativa da Acipe foi uma das formas chamar a atenção para a Lei municipal 6.944, sancionada em abril de 2012. De autoria do então vereador Marcelo Motorista, foi criada a "Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo", a qual ocorre de 19 a 24 de agosto. No texto da Lei Municipal consta que seus objetivos são:
- difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte;
- promover cursos e palestras, campanhas publicitárias e outras atividades que ressaltem a importância do ciclismo e da prática de esportes como melhoria da qualidade de vida;
- buscar soluções para viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim melhorias para o trânsito;
- desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.
Casal de Argentinos viaja pela América Latina de bicicleta
Os argentinos Lucia Quiroga e Rodrigo Fernandez, que mantém juntos a página Nómads Sin Ovejas no Facebook para contar suas experiências enquanto pedalam há dois anos pela América, participaram e aprovaram o Pedal de Conscientização:
"Quando passamos por Petrópolis tivemos a oportunidade de acompanhar um pedal de conscientização noturno!! Não havíamos descansado muito mais achamos importante participar. A cidade tem muitos ciclistas e nem sempre os carros respeitam... Mas a galera está-se organizando. Parabéns Acipe! Porque não é só criticar, é se mobilizar para construir outra realidade. A estrada é grande, vamos compartilhá-la?"
Cidade cada vez mais povoada de carros
Nos últimos dez anos, a frota de veículos de Petrópolis cresceu 53,12% segundo os números divulgados pelo Detran-RJ. Em julho deste ano, a frota municipal chegou a 174.499 veículos contra 113.960 de julho de 2009. Apenas em relação aos carros de passeio, o crescimento foi de 46,49%. Eram 79.209 em 2009 e hoje 116.033. O crescimento foi ainda maior entre as motocicletas, 67,34%. Ou seja, 26.477 unidades, contra 15.822 há uma década. Caminhões são 3.969 (crescimento de 33,54%) e ônibus 1.055 (46,7% a mais).
Por outro lado, no Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a população de Petrópolis era de 295.917 pessoas. No dia 29 de agosto do ano passado o órgão federal atualizou o número para 305.687 pessoas. Entre um levantamento e outro, um intervalo de 8 anos, a população da cidade cresceu 3%. Um ritmo bem abaixo do crescimento da frota. Na prática, a proporção de um veículo para pouco menos de dois habitantes (1,75 pessoas).
Dia Nacional do Ciclista
Desde o ano passado, o dia 19 de agosto é celebrado como o Dia Nacional do Ciclista. É o que estabelece a Lei 13.508/2017, sancionada e publicada no Diário Oficial da União. O texto tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 76/2017, aprovado pelo Senado.
O PLC, de iniciativa do deputado Lúcio Vale (PR-PA), tem a intenção de promover a paz no trânsito, o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável. O dia foi escolhido para homenagear ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006 ao ser atropelado enquanto pedalava na faixa central do Eixão Sul, em Brasília.