O adesivo tem duplo papel social: educar no trânsito e ajudar a custear o registro da associação.
Para quem ainda não conhece a Associação dos Ciclistas de Petrópolis, a Acipe, se trata de uma instituição sem fins lucrativos. Ou seja, todo dinheiro eventualmente arrecadado tem a finalidade exclusiva de custear a manutenção da própria associação. A Acipe foi fundada, no dia 22 de julho - em uma assembléia pública, realizada na Câmara Municipal. Menos de um mês depois, segue em mais uma etapa fundamental: o registro e o reconhecimento de firma. É uma etapa burocrática e cara (porque envolve, entre outros passos, a publicação em jornal de grande circulação e também no Diário Oficial do Município), mas necessária.
Para custear esse processo, os membros da diretoria - que trabalham de forma voluntária para a associação, decidiram criar a campanha educativa "Respeite a distância, respeite a vida". Foi confeccionado um adesivo, nos moldes de uma placa de trânsito, que chama a atenção para o artigo 201 do Código Brasileiro de Trânsito - CTB. Mas sobretudo, ele representa um ato de humanidade, o respeito da distância segura ao passar por um ciclista em uma via pública, a priorização da vida.
A ideia é que as pessoas, preferencialmente colem o adesivo no carro. Porque isso ajuda a propagar a mensagem no local mais importante: no trânsito. Assim, os demais motoristas e também ciclistas são alcançados pela iniciativa de compartilharem o trânsito de forma consciente. Curtiu a ideia? Quer ajudar a propagar a mensagem e levar o projeto da Acipe à diante? Cada adesivo custa R$ 5. A solicitação pode ser feita através da página da associação no Facebook. Além disso, os membros da nossa diretoria também estão com o adesivo e podem combinar a entrega.
Como adquirir o adesivo?
A solicitação pode ser feita através da página da associação no Facebook ou nos seguintes locais:
- Montanha & Aventura (Itaipava)
- Sportix BikeShop (Bingen)
- Edifício Cinda, sala 414 (Centro)
- Conjunto Comercial 16 de março, 80 Sala Vip (Centro)
- LNCC, sala 1A11 (Quitandinha)
- Sault Bikes, Rua Washington Luiz, 997 (Centro)
O papel da Acipe
A Associação dos Ciclistas de Petrópolis nasce da necessidade de incluir a figura do ciclista (cada vez mais presente na cidade) no debate público sobre segurança e melhoria no trânsito. Para fazer representar cada pessoa que utiliza a bicicleta nas ruas, seja por esporte, lazer ou locomoção urbana, os membros fundadores entenderam que era necessária a força de uma associação. Vozes que soam juntas, tem mais representatividade.
A fundação é recente, mas a Acipe já está atuante nesse debate público. Especialmente junto à Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans. Em breve, novidades importantes serão divulgadas pelos canais de comunicação da associação.